Aprovado em primeira votação projeto que revoga lei de isenção de IPTU

Aprovado em primeira votação projeto que revoga lei de isenção de IPTU Ilustrativa / Divulgação
Foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 23, o Projeto de Lei Complementar nº03/2018 que revoga a Lei Municipal nº. 244 de 20 de dezembro de 1979, que dispõe sobre a isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano  - IPTU aos imóveis mais altos existentes no Município.

Com a aprovação e sanção do referido projeto ficará revogada a isenção do IPTU que era oferecida pelo prazo de cinco anos aos proprietários que viessem a construir prédios mais altos dos que já existentes no Munícipio, caso não viesse a ser construído outro mais alto, ou pelo prazo inferior a cinco anos a contar da data do “Habite-se”, até que outro mais alto venha a ser edificado.

Na justificativa do prefeito municipal diz que tal medida se faz necessária visando garantir o equilíbrio econômico – financeiro do município, comprometendo todo o orçamento público, pondo em risco o pleno funcionamento dos serviços prestados à população sãoludgerense.

O vereador Adriano Becker (MDB), comentou que essa lei é bem antiga e que provavelmente seria um incentivo a construção de prédios.

“Com certeza isso era um incentivo, mas agora não é mais realidade e é desfavorável a prefeitura, estamos deixando de arrecadar justamente de quem pode pagar. Isenção deve ser feita justamente de quem tem menos condições, “ressaltou.

Projeto aprovado visa banir árvore africana de São Ludgero

Fica vedado não só o plantio, mas também a produção de mudas da “Spathdea Campanulata”, também conhecida como “Espadótea, “Bisnagueira”, “Tulipeira – do – Gabão”, “Xixi – de – Macaco” e “Chama – da – Floresta”. O projeto ainda incentiva a substituição das existentes no Município.