100%

João Ângelo Sizenando foi homenageado no Prêmio Empreendedor em 2017

João Ângelo Sizenando foi homenageado no Prêmio Empreendedor em 2017 Por Fernando Sombrio
A história deste homem confunde-se com o crescimento do município de São Ludgero.

Natural de Rio Fortuna, João Ângelo Sizenando, filho de Ângelo Sizenando e Sebastiana da Rosa Sizenando, casado com Otacília Walter Sizenando com quem teve cinco filhos, Angelina, Katia, Joélia, Emersom e Régys Walter Sizenando, possui 9 netos. 
 
Seu João como sempre foi chamado pelos clientes e amigos, viveu e cresceu no município de São Ludgero e não teve medo de empreender, trabalhou desde jovem e começou sua carreira profissional no ramo de madeireiro no estado do Paraná.
Quando jovem foi convidado por seu cunhado a morar em São Lorenço do Oeste – , onde começou a trabalhar em uma madeireira na cidade de Francisco Beltrão, no Estado do Paraná.
 
Após pouco mais de um ano, seu João decidiu voltar para São Ludgero por motivo de saúde, uma de suas filhas pequenas não se adaptou ao clima local e por recomendação de um médico decidiu retornar para nossa região. Chegando em São Ludgero foi trabalhar na madeireira de seu Irmão, Sebastião Sizenando, madeireira esta que arrendou pouco tempo depois, quando convidou um amigo chamado Lauro Kemper para uma sociedade. Deu muito certo! Sem demora os amigos João e Lauro fundaram a Madeireira Kemper, localizada às margens da hoje Rodovia SC-108. A madeireira fez sucesso seguiu de vento em polpa, mas o comércio estava tomando um novo rumo e abrindo novas oportunidades.

“Antigamente só se faziam casas de madeira, mas começou a surgir uma quantia maior de casas de alvenaria, ” – comentou João em entrevista ao comunicador Fernando Sombrio.
 
Observando que seu amigo Lauro Kemper já tinha bastante filhos e ele também já estava em seu 5º herdeiro, pensou que precisava ampliar, e propôs ao amigo, abrir uma loja de materiais para construção. Lauro não achou interessante migrar para outro ramo naquele momento e prontamente ofereceu a João, uma proposta de compra da parte dele na madeireira, já que o amigo insistia em arriscar, empreender em outro segmento. Feito isso, seu João alugou uma sala comercial na Rua João Wessler (margem direita) de São  Ludgero, local onde permanecia mais de 70% (setenta por cento) da população, e abriu a Size Materiais de Construção no dia do seu aniversário, em 13 de abril de 1983, hoje se encontra a Panificadora Philippi. 
 
Então a história confunde-se com o crescimento de São Ludgero, observando que o município estava precisando de um local para a venda de materiais de construção civil, que aliasse qualidade, bom atendimento e preço. O negócio começou a fluir, quando houve depois de três anos, a necessidade de abrir uma filial na margem esquerda, Avenida Nicolau Gesing. Esta filial basicamente atendia a empresa Incoplast e estava sempre de plantão para atender a empresa para que ela não parasse o funcionamento de 24 horas. Seu João precisava ampliar e decidiu construir um prédio para instalar sua loja, na rua Padre Roher em 1993. Um prédio novo muito maior e aconchegante para os funcionários e clientes. Manteve a filial por mais três anos. Importante ressaltar que a Size Materiais de Construção foi pioneira na região, com plano de financiamento através da Caixa Econômica Federal. A loja sempre ofereceu constantes treinamentos e especializações aos funcionários e profissionais das mais variadas áreas da construção.

Claro que toda história de conquista e sucesso através do empreendedorismo tem suas dificuldades, exatamente na época que a loja nova foi aberta, o Brasil passava por momentos de crise. Seu João comenta que estava difícil receber os produtos vendidos e de comprar novos materiais, devido ao medo que as pessoas tinham de investir e construir. Não foi fácil, mas teve que tomar uma atitude e para honrar seus compromissos e buscar uma nova alternativa, em 1999 vendeu o prédio onde morava e estava situada a loja, se desfez também de outros terrenos para pagar todas as contas e começar de novo. Com o dinheiro que arrecadou construiu uma nova edificação ainda maior e continuou trabalhando no local que havia vendido até o ano de 2000 quando inaugurou a loja na Avenida Monsenhor Frederico Trombock próximo a Igreja Matriz, na mesma data da primeira inauguração, 13 de abril, dia do seu aniversário. Nesta loja investiu pesado e em pouco tempo conseguiu a estabilidade financeira e o crescimento rápido do empreendimento.

Depois de alguns anos viu novamente a necessidade de ter uma loja em cada margem, foi quando inaugurou a Sizenando e Filhos Materiais para Construção, hoje Size Filial. Tudo que se fortalece geram frutos e a loja Size sempre fez construções. No ano de 2006, o filho Emersom se interessou pela área de construção civil e criou a Construsize, construtora de grande sucesso na região que já realizou diversas obras importantes.
Atualmente as duas lojas Size possuem 5 espaços grandes para depósito de materiais. 

Um empreendedor que sempre almejou a ampliação de seus negócios. Visionário, sem medo de ter ideias e aplica-las na prática, João Ângelo Sizenando criou um comércio familiar e afirmava que tem base em sua religiosidade. Me contou com orgulho que nunca esqueceu de rezar o terço e nunca perdeu uma missa aos domingos, que conseguiu colher bons frutos através da família e de sua fé. João Ângelo Sizenando foi homenageado pela Câmara de Vereadores de São Ludgero, em 2017, com o Prêmio Empreendedor Aloísio Schlickmann.

Infelizmente nesta quinta - feira, 27 de setembro, fomos noticiados pelo falecimento desta figura importante para a sociedade sãoludgerense, João teve complicações nos rins. 

Fernando Sombrio / Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de São Ludgero
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 27/09/2018 - 11:36:28 por: Amilton Becker - Alterado em: 27/09/2018 - 11:56:08 por: Amilton Becker

Notícias

Confira os assuntos da sessão ordinária de segunda-feira, 15 de outubro
Confira os assuntos da sessão ordinária de segunda-feira, 15 de outubro

No expediente foram registrados: Oficio da Prefeitura Municipal de São Ludgero encaminhando balancete do Executivo Municipal, bem como do Fundo Municipal de Saúde referente ao mês de agosto de 2018. Após a leitura o balancete foi encaminhado para a análise das Comissões de Constituição e Finanças e de Saúde, Educação e Cultura. Oficio da Prefeitura Municipal de São Ludgero convidando a todas para participarem de audiência pública para a elaboração da Lei Orçamentária Anual que será realizada no dia 22 de outubro de 2018.

Confira as matérias deliberadas na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 08 de outubro na Câmara Municipal de São Ludgero
Confira as matérias deliberadas na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 08 de outubro na Câmara Municipal de São Ludgero

No expediente foram registrados os ofícios da Prefeitura Municipal de São Ludgero encaminhando balancetes do Executivo Municipal, bem como do Fundo Municipal de Saúde referentes aos meses de maio, junho e julho de 2018. Após a leitura os balancetes foram encaminhados para a análise das Comissões de Constituição e Finanças e de Saúde, Educação e Cultura.

Confira os assuntos da sessão ordinária desta segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Confira os assuntos da sessão ordinária desta segunda-feira, 24 de setembro de 2018

O senhor presidente Benicio Warmeling realizou a abertura dos trabalhos da Sessão Ordinária e solicitou a vereadora Maria Marlene Schlickmann, secretária, para que procedesse a leitura do ofício de convocação do suplente da coligação MDB/PR/PSB/ PRB e PP, na sequencia o senhor Valério Becker suplente da coligação apresentou junto a mesa diretora seu diploma de suplente expedido pela Justiça Eleitoral e sua declaração de bens, posteriormente proferiu seu termo de compromisso, em seguida tomou posse do cargo de vereador enquanto perdurar a licença do titular da cadeira, vereador Léo Fuchter, compondo a comissão de Constituição e Finanças desta Casa Legislativa.

Incentivo financeiro para realização de Palestra Motivacional da Mulher é aprovado
Incentivo financeiro para realização de Palestra Motivacional da Mulher é aprovado

A Administração Municipal de São Ludgero está autorizada a realizar despesas, por intermédio do Fundo Municipal de Saúde, em forma de apoio/incentivo, com o evento “6ª Palestra Motivacional da Mulher”, no valor de até R$ 6.000,00 (seis mil reais), a ser realizado em parceria com a Associação Interativa de Mulheres – ASSIM. Projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Confira as matérias deliberadas na sessão ordinária de segunda-feira, 18 de junho de 2018.
Confira as matérias deliberadas na sessão ordinária de segunda-feira, 18 de junho de 2018.

Projeto de Resolução Nº 03/2017, que institui no âmbito do município de São Ludgero a Câmara Mirim.

Art. 1º - Fica instituído no âmbito do Município de São Ludgero, Estado de Santa Catarina, o programa VEREADOR MIRIM, com o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara Municipal e a escola, permitindo ao estudante participar do processo legislativo e compreender o papel do Poder Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos políticos da sociedade brasileira, proporcionando sua conscientização sobre a participação política ativa na vida do meio social.