100%

Confira o que foi assunto na sessão ordinária de segunda-feira, 22 de outubro na Câmara Municipal de São Ludgero.

 
No expediente foi registrado o oficio da Prefeitura Municipal de São Ludgero que encaminha, em regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinária Nº 35/2018, que abre crédito adicional suplementar, bem como encaminha o Projeto de Lei Complementar Nº 17/2018, que dispõe sobre a conciliação, transação e desistência nos processos de competência dos juizados especiais da fazenda pública. Depois de lidos os projetos foram encaminhados para a análise das Comissões de Constituição e Finanças e de Saúde, Educação e Cultura.
Na Ordem do Dia nada foi deliberado.
No espaço destinado às explicações pessoais fizeram uso da tribuna os vereadores Valério Becker, Maria Marlene Schlickmann, Lupércio Becker e Laudi da Silva.
 
Vereadora Maria Marlene Schlickmann (MDB) -
Em um primeiro momento a vereadora lamentou sobre atos de vandalismo na Praça da Matriz. Mencionou que fez indicação para as melhorias no Memorial Centenário da Paróquia São Ludgero e que com chafariz e a iluminação a menos de uma semana, novamente funcionando, sofreram tentativa de roubo da bomba que faz funcionar o chafariz e amassamento dos canos deste, este amassamento foi realizado por crianças que já foram identificadas. A vereadora lembrou que a escola e os professoras muito trabalham para que o aluno saiba a importância de preservar o patrimônio público, mas a educação deve vir de casa. Ela frisou que prefere acreditar nas pessoas e que a revitalização será preservada, mesmo quando alguns ainda falam que não adianta. Em outro momento manifestou satisfação pelo asfaltamento nas comunidades do interior, Três Divisas, Bom Retiro e Ponte Baixa e que estas obras proporcionarão melhores condições de vida das pessoas que moram nestas localidades e facilitarão o escoamento de produções. Em sua fala ainda comentou sobre reuniões que estão sendo realizadas entre os vereadores e poder executivo, quanto a elaboração do Código Tributário. Disse que uma atualização é necessária tendo em vista que a última revisão foi em 1979 e que se trata de um projeto muito complexo onde terão muitas reuniões e muita cautela na análise deste. Por fim ressaltou o convite para a Caminhada do Outubro Rosa, realizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e Chipamento e Adoção de animais que será realizada no Bairro Divina Providência.
 Vereador Valério Becker (MDB) –
Falou de sua passagem como vereador neste período de trinta dias e que está deixando a vaga novamente ao titular, Léo Fuchter. Agradeceu ao titular pela oportunidade e disse que pode retornar no próximo ano. Disse também que teve a intenção de um projeto, mas que não pôde dar sequência, quanto a modificação na jurisdição do trecho do bairro Parque das Acácias até o Bairro Divina Providência, para que prefeitura pudesse ficar responsável pelos cuidados locais, mas como não estará atuando na função de vereador deixa nas mãos do prefeito. Citou que a intenção do prefeito é alterar a jurisdição até o portal do bairro Quilômetro Dois. Por fim parabenizou o deputado eleito, Volnei Weber.
 
 
Vereador Lupércio Becker (PSDB) -
O vereador parabenizou a quantidade de obras que estão sendo executadas no Município e realizou solicitações para limpeza no centro urbano. Comentou que já está falando e cobrando sobre este assunto há um bom tempo e que faltam canteiros, cuidados com o embelezamento da cidade. Disse que o centro do município está muito bagunçado, que as cabeceiras da aponte estão sujas entre outros detalhes. Aparte a vereadora Maria Marlene Schlickmann disse que já está sendo buscado recursos e estes estão praticamente garantidos para a segunda etapa da revitalização da praça, como o plantio de novas flores e poda de árvores, etc. Lula falou de limpeza de placas de sinalizações locais, pediu a retirada de postes desnecessários, especificamente dos postes de uma sinaleira, que não existe mais, na rua João Wessler. Cobrou do Executivo organização neste sentido.
 
Vereador Laudi da Silva (PSB) -
 O vereador fez convite para que todos participem do Especial Sertanejo do Rotary Clube, que será realizado na próxima sexta-feira, 26 de outubro. Ele também solicitou o patrolamento em estrada na comunidade de Santo Antônio. Por fim comentou sobre a implantação de um Parque Industrial, que está em andamento e que será muito importante para o Município.
 
 
 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 23/10/2018 - 10:12:58 por: Amilton Becker - Alterado em: 23/10/2018 - 10:12:58 por: Amilton Becker

Notícias

Ponte de São Ludgero leva o nome de Adolfo Schlickmann
Ponte de São Ludgero leva o nome de Adolfo Schlickmann

A iniciativa da então vereadora Andreia é homenagear o cidadão saoludgerense senhor Adolfo Schlickmann, que antes mesmo das construções de pontes no cento do Município foi o precursor da travessia do Rio Braço do Norte em construção fluvial.

Noite de reconhecimento às mulheres de São Ludgero
Noite de reconhecimento às mulheres de São Ludgero

Na noite desta quinta - feira, 07, nove mulheres foram homenageadas com a Comenda "Mulheres que Inspiram", elas representam tantas outras de nossa sociedade que contribuem para um mundo melhor. As histórias foram pesquisadas e apresentadas pelo Assessor da Casa, Fernando Sombrio.

Bibliotecas públicas podem inscrever projetos em convocatória internacional de financiamento
Bibliotecas públicas podem inscrever projetos em convocatória internacional de financiamento

Por meio do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), dirigido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e coordenado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC), está aberta a 7ª Convocatória do Concurso de Ajudas. A iniciativa vai destinar US$ 240 mil para projetos propostos por bibliotecas públicas, comunitárias e populares dos países e cidades membros: Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha,...

Confira como foi a Sessão Solene de Instalação Legislativa
Confira como foi a Sessão Solene de Instalação Legislativa

O prefeito Municipal, Ibanês Lembeck, usou a tribuna e demonstrou satisfação em estar administrando o município, que sempre esteve junto com o ex-prefeito e agora deputado estadual, Volnei Weber, mas no momento o trabalho é diferente, onde assumiu novas responsabilidades. Agradeceu a parceria que existiu entre o Executivo e Legislativo, que este rendeu frutos positivos.

Telhado da sede da Câmara de Vereadores é reformado
Telhado da sede da Câmara de Vereadores é reformado

A preservação do patrimônio público dispensa apresentações quanto a sua importância. Pensando nisso, o atual presidente, Alexandre Pereira, iniciou o ano realizando obras de reparos no telhado da Casa Legislativa sãoludgerense. Troca de telhas, limpeza, aplicação de produtos impermeabilizantes e calhas novas.

Confira os assuntos da última sessão ordinária de 2018, realizada no dia 17 de dezembro
Confira os assuntos da última sessão ordinária de 2018, realizada no dia 17 de dezembro

Foi realizada a eleição para a direção da Mesa Diretora da Casa para o ano de 2019, conforme legislação vigente. Após o processo de votação ser iniciado e todos os vereadores votarem através da Tribuna da Casa, em voto aberto, o senhor presidente Benicio Warmeling proclamou o resultado, sendo que todos os eleitos receberam os nove votos possíveis na eleição. Ficando assim formada a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Ludgero para o ano de 2019:

Presidente vereador Alexandre Pereira, Vice-presidente vereador Laudi da Silva, Secretário vereador Benicio Warmeling e segundo secretário vereador Lucas Peters.